13 BOAS RAZÕES PARA COMER KIWI

Muito mais do que o sabor exótico

As pessoas ficam facilmente atraídas pela cor verde e o sabor exótico do kiwi. Mas, a verdadeira particularidade dos kiwis advém dos seus benefícios para a saúde. Conheça 14 benefícios do kiwi e como utilizar este incrível superalimento.

Benefícios para a saúde

1. Facilita a digestão através das enzimas

O kiwi cru contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda a digerir a refeição, à semelhança da papaína do mamão ou da bromelina do ananás.

2. Ajuda a regularizar a pressão arterial

O elevado nível de potássio do kiwi ajuda a manter os electrólitos em equilíbrio neutralizando os efeitos do sódio.

3. Protege o ADN

Um estudo realizado por Collins, Horska e Hotten mostrou que a combinação única de antioxidantes do Kiwi ajuda a proteger o ADN das células dos danos oxidativos. Alguns especialistas concluem que isso pode ajudar a prevenir o cancro

4. Reforça a imunidade

Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico.

5. Inteligente para perda de peso

O baixo índice glicêmico e alto teor de fibra do kiwi ajudam a evitar uma corrida à insulina como é o caso de outras frutas com alto teor de açúcar, fazendo com que o corpo não armazene gordura.

6. Melhora a saúde digestiva

O Kiwi é uma óptima fonte de fibra, evitando a obstipação e problemas intestinais.

7. Ajuda a eliminar as toxinas

A fibra contida no kiwi ajuda a eliminar as toxinas do trato intestinal.

8. Ajuda a combater doenças cardíacas

Comer 2 a 3 kiwis por dia reduz o potencial de coagulação até 18% e os triglicéridos em 15%. Muitos indivíduos tomam remédios para diminuir a coagulação do sangue, mas isto traz efeitos secundários, incluindo inflamação e sangramento intestinal. Os Kiwis têm os mesmos benefícios dos anti coagulantes, mas sem efeitos secundários.

9. Apropriado para diabéticos

O Kiwi está na categoria baixa no que respeita ao índíce glicémico, ou seja, não dispara o açúcar no sangue. Tem uma carga glicémica de 4 o que significa que é seguro para os diabéticos.

10. Protege da degeneração macular e de outros problemas nos olhos

A degeneração macular é a principal causa de perda de visão nos idosos. Um estudo realizado a 110.000 homens e mulheres mostrou que comer 3 ou mais peças de fruta por dia diminuiu em 36% a degeneração macular. O kiwi contém ainda níveis elevados de luteína e zeaxantina – químicos naturais encontrados nos olhos dos seres humanos. Este estudo foi realizado também com vegetais mas o efeito não é o mesmo.

11. Cria equilíbrio alcalino

O Kiwi está na categoria das frutas mais alcalinas, ou seja, é fonte rica de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Alguns dos benefícios do equilíbrio perfeito de acido/alcalino no corpo são pele jovem, sono mais profundo, energia física, menos constipações, menos artrites e osteoporose reduzida.

12. Excelente para a pele

Os kiwis são uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por retardar a degeneração da pele.

13. Sabor exótico e óptimo aspecto

Os kiwis orgânicos primam pelo gosto e aspecto. As crianças normalmente adoram-nos só por serem tão diferentes da maioria dos frutos.

Para o equilíbrio nutricional é sempre bom comer uma variedade de alimentos. Cada alimento tem as suas próprias qualidades e poderes únicos. O problema da alimentação da maioria das pessoas é que comemos um número limitado de alimentos e isso aumenta as probabilidades de não se obter o suficiente de alguns nutrientes muito importantes.

Fatos Interessantes:

O nome do fruto kiwi foi inspirado no pássaro Kiwi da Nova Zelândia, um pássaro invulgar que não voa, porque simultaneamente é pequeno, castanho e peludo.
Nem todos os Kiwis são “fuzzy”! As espécies mais populares de kiwis são as chamadas kiwi Fuzzy, mas há também Kiwi “Goden” com uma pele lisa e cor de bronze. O Kiwi “Golden” é mais doce e mais aromático.
Embora os Kiwis sejam originários da China há séculos, há 50 anos praticamente ninguém no ocidente sabia o que eram. Apareceram pela primeira vez nos Estados Unidos em 1962 e pegaram rapidamente.
Embora os kiwis possam crescer em qualquer clima temperado, a maioria são cultivados em Itália, na Nova Zelândia e no Chile. São cultivados como as uvas
Sim, e pode comer a casca, se quiser.

Como comer:

Se um kiwi não cede um pouco à pressão dos dedos, pode amadurecer à temperatura ambiente, à sombra.
Este amadurecimento pode ser acelerado, colocando-o num saco de papel com uma banana, maçã ou pera.
Uma vez que o kiwi está maduro, deve manter-se longe de outras frutas (mesmo no frigorífico), pois é muito sensível ao gás etileno emitido por essas outras frutas e pode amadurecer em demasia.
A actinidia dos kiwis crus torna-os impróprios para sobremesas e outros pratos que não são consumidos imediatamente, pois pode tornar o prato demasiado mole, pouco definido.

Precauções:

Os kiwis contêm uma grande quantidade de oxalato, uma substância natural presente em muitas plantas e animais. Quando o oxalato se torna demasiado concentrado, pode cristalizar e causar problemas de saúde. Pessoas com problemas de rins ou vesícula devem evitar comer kiwi. Há muita controvérsia sobre a quantidade necessária de oxalato para ser significativo, especialmente o das plantas
Os kiwis também contêm substâncias de enzimas associadas ao síndrome da alergia ao látex da fruta. Se tem uma alergia ao látex, pode ser alérgico também ao Kiwi. Desde o amadurecimento, o fruto com gás etileno aumenta essas substâncias; o kiwi orgânico tratado sem gás terá menos compostos que causam alergia. Cozinhá-los também desativa as enzimas.

Adaptado de: 13 Healthy Reasons to Eat Kiwi de Diana Herrington.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *