Aproveite o poder curativo do suco da casca de limão

O limão é uma fruta com múltiplas propriedades medicinais que foram aproveitadas há muitos séculos.

Essa fruta é muito comum em quase todo o mundo e pode ser adquirida por um preço muito acessível no mercado. Frequentemente, os consumidores tomam o suco do limão para aproveitar suas propriedades, já que o suco pode ser ingerido facilmente e seu sabor ácido resulta agradável para combinar com muitos outros alimentos.

Entretanto, a maioria das pessoas joga as cascas de limão no lixo, desconhecendo que elas possuem de 5 a 10 vezes mais nutrientes do que o suco de limão, entre os que se destacam a vitamina A e C, cálcio, magnésio, betacaroteno e potássio.

Quais são os benefícios da casca de limão?

Além dos nutrientes mencionados anteriormente, a casca de limão contém substâncias muito benéficas para a saúde como é o caso do óleo essencial de limão, a citronela e o felandreno.
São ricas em antioxidantes e se destacam pela vitamina C, o ácido cítrico, málico, fórmico, hesperidina e pectinas, entre outros.
A casca de limão contém salvestrol Q 40 e limonela, que são dois ingredientes ativos que poderiam atuar sobre as células cancerígenas nos seus primeiros estágios, especialmente em casos de câncer de mama, de cólon e câncer de pele.
Por seus altos conteúdos de vitamina C e flavonoides, a casca de limão limpa os vasos sanguíneos, reduz os níveis de mau colesterol no sangue e reduz a pressão arterial alta.
Contém cálcio e outros minerais essenciais que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir problemas como a osteoporose.
O suco ou chá de casca de limão são recomendados para combater os gases intestinais, diminuir a inflamação abdominal, melhorar a digestão e eliminar os detritos do organismo.
Por seu alto conteúdo de antioxidantes, a casca de limão protege e descongestiona o fígado, eliminando as toxinas e impurezas que podem afetar à saúde.
Da mesma forma que o suco de limão natural, a casca de limão possui propriedades alcalinizantes que ajudam a regular o pH do corpo.
Devido ao seu alto conteúdo de vitamina C, a casca de limão está recomendada para reforçar o sistema imunológico e para prevenir doenças como as gripes, os resfriados e as infecções.
O suco de casca de limão é filtrante, aumenta o metabolismo e pode ajudar na perda de peso.

Receita de suco de casca de limão

O suco de casca de limão é muito fácil de preparar e é uma bebida ideal para se refrescar, ao mesmo tempo em que beneficia seu corpo.

Ingredientes

1 limão orgânico com sua casca.
½ litro de água.
Gelo.
Mel a gosto.
O que devo fazer?

Lave muito bem o limão e depois misture em um liquidificador com ½ litro de água e uma colher de mel. Você pode colocar algumas pedras de gelo e depois beber bem geladinho. Como resultado, você vai obter uma limonada parecida com a tradicional, mas com o toque diferente que lhe proporciona a casca de limão.

Outras formas de aproveitar a casca de limão
Receita de chá de casca de limão
Se preferir aproveitar os benefícios da casca de limão na sua forma tradicional, siga os passos desta simples receita para preparar chá de casca de limão.

Ingredientes

2 limões orgânicos com sua casca.
1 litro de água.
Mel (opcional).
O que devo fazer?

Coloque para ferver as cascas de limão em um litro de água durante 15 minutos. Retire-as do fogo e adicione o suco dos dois limões. Finalmente, você pode acrescentar mel ou algum outro adoçante natural.

Raspa de casca de limão
Uma das formas mais populares e deliciosas de aproveitar os benefícios da casca de limão é utilizando sua raspa.

O que você deve fazer?

Para prepará-la, você deve lavar e limpar bem os limões, pô-los para congelar e depois ralar finamente as cascas com um ralador. Essa raspa pode ser usada em saladas, sucos, peixes, carnes, sobremesas, ou bebidas quentes, entre outros.

Nota: para aproveitar ao máximo os benefícios da casca de limão, recomendamos conseguir limões orgânicos, livres de pesticidas. No caso de não conhecer a procedência dos limões, uma boa ideia é desinfetá-los, deixando-os de molho por 15 minutos em partes iguais de água e vinagre de maçã. Desse modo, você vai poder eliminar os rastros de pesticidas ou outras substâncias químicas utilizadas durante o cultivo do limão.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *