Biomassa de Banana Verde

A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto de banana, que substitui cremes, farinhas para engrossar, ou até mesmo multiplica os alimentos, isso tudo sem alterar o sabor dos mesmos. A biomassa de banana verde contém uma substância chamada Amido Resistente que nosso corpo não consegue digerir e portanto não engorda. Essa substância vai direto para o intestino, alimenta as bactérias boas e acelera o trânsito intestinal.

Agora a pergunta final: onde vou usar isso? Eu vou colocar várias receitas para vocês! Tem tortas, sucos, bolos, cremes, sobremesas, risotos, etc. Opções não faltarão. O legal é fazer a biomassa e congelar as mini porções para sempre ter à mão.

Ingredientes

  • Bananas verdes orgânicas

Modo de preparo

  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Lave as bananas com água e sabão.
  3. Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver.
  4. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. Água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”.
  5. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
  6. Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
  7. Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.
  8. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente, e vá colocando num processador ou liquidificador. A banana não pode esfriar. As bananas irão virarma massa bem espessa, a biomassa.
  9. Coloque em porções individuais e congele.
  10. Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente. Quanto mais no fogo, mais grossa. Para deixar lisinha novamente a biomassa deverá ser batida no liquidificador enquanto quente.

Notas:

O Chef Renato Caleffi diz que guardar as cascas num pote com água e vinagre na geladeira por até 5 dias, na proporção de 1 copo de água para 1 colher de sopa de vinagre. As cascas podem ser cortadas e cozidas com legumes pois são uma ótima fonte de fibras.

Receita do blog: www.re-comendo.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *