Como escolher os seus Orgânicos!

Depois da matéria veiculada pelo Fantástico no último domingo, 31 de janeiro, fomos bastantes questionados sobre como poderíamos garantir a veracidade dos nossos produtos. Por isso, resolvemos contar um pouco de como começou o Porta a Porta Orgânicos.

Marília Gabriella, sócia fundadora da empresa, é Engenheira Agrícola e Ambiental formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Já Stênio Laurentino, sócio fundador, é formado pela Escola Agrícola de Escada. Com muitos interesses em produtos orgânicos, os dois iniciaram a primeira busca: produtores certificados. Por que? Com muitos consumidores, mas também muitos empecilhos para ingressar e se consolidar no mercado de orgânicos, optar por produtores certificados foi a melhor opção para seguir com integridade, defendendo sonhos e ideais, e também para se manter firme e forte no mercado.

Desde então, os empresários foram firmando parcerias com produtores de outros estados também, afim de oferecer uma gama diferente de produtos. O que é fabricado aqui em Pernambuco também entra na lista dos produtos vendidos pelo Porta a Porta Orgânicos, priorizando e valorizando os produtores locais. Se orgânicos já são um pouco mais caros, por falta de incentivo por parte do governo para esse tipo de agricultura, os certificados terminam acarretando um aumento no valor comercializado, pois, essas certificações são bem caras e demoradas para serem obtidas.

Não são apenas produtores certificados que vendem orgânicos, fato! Mas, quem te respalda e garante que você está pagando um preço diferenciado para consumir produtos genuinamente orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos? Infelizmente, não podemos confiar apenas na boa fé desses profissionais. Por mais difundidos que sejam os benefícios da agricultura orgânica, todos precisam de alguma garantia que o esforço está valendo. O Porta a Porta tem clientes de diferentes ramos, mães que só utilizam orgânicos na alimentação dos filhos, alérgicos aos fertilizantes químicos, nutricionistas, pessoas que tentam incluir frutas e verduras mais saborosas e saudáveis na alimentação, por isso, nossa ética e compromisso é levar os produtos mais confiáveis e com qualidade até a sua porta!

Certificações

IBD

Nossos produtores locais são certificados pelo IBD – maior certificadora da América Latina. Com sede localizada em Botucatu – SP, desde a fundação em 1982, o IBD vem atuando em todos os estados brasileiros, bem como em países como Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Equador, entre outros, auxiliando no desenvolvimento de padrões sustentáveis de produção e fomento ao comércio justo. Atualmente, a certificadora conta com mais de 5 mil produtores e empresas.

Mais informações: http://ibd.com.br/pt/Default.aspx

Ecocert

Os outros produtos que comercializamos são certificados pela Ecocert, um organismo de inspeção e certificação fundado na França, em 1991. A empresa foi criada por engenheiros agrônomos conscientes da necessidade de desenvolver um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente. Desde então, a Ecocert especializou-se na certificação de produtos orgânicos e contribuiu para o desenvolvimento de tipo de agricultura nos anos 90.

Mais informações: http://brazil.ecocert.com/

Confiram a matéria do Fantástico

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/01/feirantes-vendem-produtos-com-agrotoxico-como-organicos.html

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *