Tratamento natural para cólica menstrual

Possíveis causas para as cólicas menstruais

As cólicas podem ser primárias, quando o endométrio causa excesso de produção de prostaglandina, substância responsável pela contração do útero; ou secundária, quando há alguma alteração patológica do aparelho reprodutor, tais como miomas, endometriose, tumores, fibromas, estenose cervical, etc.

Se a causa para as cólicas forem diagnosticadas como secundárias, as causas devem ser investigadas e tratadas, até mesmo com cirurgias, em certos casos.

Caso sejam causas primárias, alguns remédios naturais podem resolver o problema, como a adoção de uma dieta mais natural, com alguns alimentos específicos, especialmente os ricos em fibras, também a prática de exercícios aeróbicos para liberar endorfinas, ainda a aplicação de calor no local e alguns chás medicinais que sempre tem bom efeito, aliviando as dores.

Confira alguns remédios naturais:

Chá de Alecrim
2 colheres dessa planta em meio litro de água fervente, tomar duas xícaras por dia.

Açafrão, semente de aipo e anis
Em estudo realizado na Universidade de Isfahan, no Irã, concluiu entre 180 estudantes mulheres, de 18 e 27 anos, que pode haver amenização de dores significativas na cólica com o uso de açafrão, semente de aipo e anis.

Erva-doce
Um estudo realizado em Kerman, República Islâmica do Irã, comparou a eficácia erva-doce e ácido mefenâmico para alívio da dor da cólica primária. Entre os dois grupos do Ensino Médio que participaram da pesquisa, conclui-se que o efeito da erva doce é o mesmo efeito que ocorre em remédios tradicionais, logo é possível usá-la contra cólica perdcamente tanto quanto um remédio usual.

Gengibre
Não só a erva-doce, mas também o gengibre pode ajudar mulheres com cólicas. A cápsula de gengibre em pó é tão eficaz quanto o ácido mefenâmico, segundo pesquisa realizada em ambulatórios, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007.

Extrato de folhas de goiabeira
Um estudo clínico realizado em ambulatórios, feito com 197 mulheres, acompanhadas por 4 meses, concluiu um efeito favorável do extrato de folhas de goiabeira em dores abdominais intensas, causadas pela cólica.

Óleo de krill
Em estudo realizado também em ambulatórios, com 70 pacientes, comparou a eficácia do óleo de krill e leo de ômega 3 de peixe para amenizar cólicas. Segundo resultados feitos por estatísticas e auto avaliação das pacientes, o óleo de krill pode ser mais eficaz na cólica que o ômega 3.

Tomilho
Em estudo realizado, na Babol Universidade de Ciências Médicas, com 84 estudantes, concluiu que com 25 gotas de óleo essencial de tomilho em cada paciente, auxiiam na dor abdominal da cólica.

Gostou das dicas? Acompanhe nossa fan page e mantenha-se informado. Ou envie sugestões aqui.

Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/ e https://www.greenme.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *